O hábito de programar


O Gizmodo escreveu um interessante texto sobre como criar o hábito de programar que vale apena ser lido para quem quer aprender a programar. O título do tópico é Como aprender programação ? e foi escrito por Roshan Choxi.

O texto apresenta o contexto sobre o ponto de vista de um programador web. Esse contexto não se aplica aqui, mas o contexto não é tão importante.

Me permito destacar o tópico 3: Crie.

Ninguém aprende a programar, sem programar. Ninguém programa, sem um objetivo. Busque  o seu. Crie. Programe. Exercite o pensamento lógico da construção de rotinas.

Também gostaria de enfatizar algo que o autor menciona de sua própria história no tópico 2, ele diz “… aprendi mais nas férias que passei trabalhando … do que no ano letivo anterior inteiro“. O espetacular dessa sentença é que ele descobriu que aprender é uma atividade continua. Não precisa ser interrompida porque as férias chegaram. Quer aprender algo novo (mesmo que não seja programar) aproveite parte de suas férias. E repito, parte das suas férias. Nossas férias acadêmicas são, normalmente*, de 4 meses por ano. Que tal aproveitar 3 desses meses para desenvolver alguma nova iniciativa que lhe agregue valor ?

* antes que argumente “mais há greves” (já ouvi muito isso), lembre-se que greve também representa uma paralisação, parcial ou total das atividades, resultando em mais tempo para ser dedicado a outras atividades durante esse período. E acrescento, não se sabote: quer ou não quer fazer isso ? Seja honesto, não há resposta errada. Apenas assuma seu ponto de vista honestamente e não culpe o sistema por isso.