Um artigo no GitHub da DevopsWiki abordou uma lista de 10 princípios dos administradores de sistemas, que eu considero uma lista para a produtividade em sistemas.
Muitas vezes nós somos administradores de sistemas também, não apenas desenvolvedores, mas o que eu achei interessante é que essa lista é uma lista bem genérica, com princípios que podem ser bem adaptados.
Destaco, com comentários próprios, os 5 pontos que mais se destacaram na lista, segundo meu ponto de vista:
- Se precisa fazer uma coisa mais de uma vez, automatize. Verdade. As vezes nós não fazemos isso, porque não estamos preparados. Não temos o conhecimento. Assumimos que não vale apena gastar energia para aprender algo que eu talvez possa fazer manualmente uma vez por semana. Entre outras justificativas. Isso é não ter domínio sobre a ferramenta ou ferramentas que precise dominar, embora seja razoável não ter o conhecimento agora (ninguém nasce sabendo) e seja possível que não tenha tempo nesse instante exato (afinal, temos prioridades) não ter tempo eternamente para aprender algo que te consome tempo é contrassenso, falta de lógica, incoerência e, talvez, comodismo. Leva ao segundo ponto de destaque.
- Mantenha-se estudando sempre. Sempre aprendendo. Sempre aprendendo. Sempre aprendendo. Um mantra eterno de qualquer pessoa que deseje ser produtiva e manter-se sempre pronto para os novos desafios. Note que estar sempre aprendendo significa que enfrentou uma dúvida, não sabia como resolver, aprendeu como resolver e resolveu. Gasta-se tempo, ou seria mais correto dizer, investe-se tempo no aprendizado, mas seu retorno é a longo prazo.
- Documente o processo. Eu vejo que tenho muita dificuldade de convencer os alunos da área técnica a manter a documentação em dia. Eu acredito que poucas pessoas da área tecnológica possuem o dom para escrever, até porque foi por terem se apaixonado pela matemática (ou física, ou química, ou biologia, ou tudo isso) que se envolveram uma com uma área técnica. Porém, caso não saiba, vai descobrir que escrever é a principal atividade executada por qualquer atividade com curso superior. Assim, escrever é uma necessidade. No que refere-se ao ponto mencionado aqui, documentar o processo é assegurar que todas as informações estão a mão para que o próximo possa dar continuidade. Fazer isso depois de ter terminado é mais difícil. Terá de lembrar de tudo que fez, de como fez, quando fez, porque fez, etc. Logo, manter sua documentação atualizada sempre que possível é vital. Reserve um tempo do trabalho diário para isso.
- Mantenha-se organizado. Quando se está organizado, tudo é mais fácil. Sabe onde estão as respostas, os arquivos, os documentos, etc. É mais fácil e mais produtivo.
- Espere o melhor, mas prepare-se para o pior. Aqui, o texto original fala de várias coisas, mas eu estou destacando apenas uma coisa: backup. Faça backup. Dizer que houve uma perda de dados, explica, mas não resolve o problema dos dados perdidos. Faça backup. Quantos ? Quantos for necessários. Eu tenho 4 backups, sendo que um deles é o dropbox, embora ele não seja backup propriamente dito, já me permitiu formatar equipamentos sem piedade nenhuma.
Recomendo a leitura do texto original.